Gaash em Israel – 7° Dia

Oi galera!
Ontem nosso dia começou um pouco mais tarde. Acordamos as 10:00 e já partimos pra piscina pra dar uma relaxada! Logo depois corremos para o palcão ter o nosso ensaio geral com Misgav! Que caloooor! Muita água e panos na cabeça para proteger do sol!
Depois disso fugimos pra piscina de novo e nos divertimos tirando altas fotos na GoPro! Uhuuuul!  Tomamos um banho e almoçamos rapidinho para poder descansar antes da parada que dá início ao festival (ganhamos até plaquinha com o nome da Gaash para desfilar) – Lá tivemos nossa 1ª apresentação- a dança do Brasil! No desfile ficamos cantando várias músicas, dançando e viramos atração- todos os grupos vinham pedir pra tirar foto com a gente!! Mal sabiamos a goleada qur iamos tomar da Alemanha mais tarde… O lugar era marvilhoso-Rodeado por árvores e com um pôr do sol incrível!  Rolou até harkada no palco no final do show!
Logo após isso, fomos nos arrumar com o pessoal de Misgav para a nossa grande estréia no palcão!!!!!
O prefeito da cidade, antes de dar início ao show, fez um discurso de que apesar da situação difícil devemos nos manter unidos e que por aquela 1hr e meia, íamos nos esquecer dos problemas, dançar e nos divertir. O hino de Israel foi super emocionante! O show foi lindo, com música ao vivo e tudo. Antes de entrarmos no palco nos reuninos emocionados com a certeza da importancia de seguirnos fazendo danca israeli e levando nossas tradicoes para o mundo todo!
Fechamos nosso dia com chave de ouro e uma lembrança que levaremos pra vida toda! Am israel chai!

Gaash em Israel – 6° Dia

Fala galera do rio!

Escrevemos agora diretamente do Festival Karmiel!
Ontem nosso dia começou com muita emoção na visita ao Yad Vashem, Museu do Holocausto em Jerusalém. Tivemos como guia um brasileiro que sabia todos os detalhes do museu e conseguiu nos passar muito conhecimento e emoção numa visita rápida de uma hora e meia. Como muitos de nos ja havíamos visitado o museu, nosso guia contou não apenas a história geral, mas também relatos de sobreviventes e pequenos detalhes que não sabíamos.

Ja estávamos com todas as malas na Van, então começamos a viagem para Karmiel, fizemos um pit stop rapidinho para almoçar no meio da estrada e seguimos caminho para o festival.
Assim que chegamos em Karmiel, fomos correndo deixar as malas e colocar roupa de dança. Outros grupos de fora de Israel, como Canadá, Cazaquistão, dois grupos da Rússia, Ucrânia, Turquia, ja nos esperavam para um ensaio. Direto lá seguimos para o palcão, ensaiar com a lahaka Misgav. Uma hora de ensaio pesado no sol do verão israelense, no maior palco do festival.

 

E assim seguimos o dia, indo de ensaio a ensaio, até a uma da madrugada. Parando é claro para comer e descansar um pouquinho.
O dia foi muito produtivo e cansativo, estamos muito satisfeitos com nossos ensaios e desempenho.
Enfim, amanha voltamos com mais notícias sobre o festival e a viagem.
Beijos de eretz!

Gaash em Israel – 5° Dia

Fala pessoal,

Demos uma atrasada nos posts mas agora vamos correr pra recuperar o tempo perdido.

Ontem tivemos um dos dias mais cansativo de toda a viagem. Fizemos dois workshops com dois dos grupos mais importantes de Israel.
Logo pela manha fomos para a sede do Mechola e fomos recebidos pela famosa coreografa Shuki Hoffman. Ela nos explicou como funcionava a academia do Mechola e todos os prêmios que eles receberam. Conhecemos a filha dela que nos deu o workshop, e que depois de poucos passos já havia sido apelidada como Miss Perfeita.

O workshop não foi nada fácil, mas todos se esforçaram muito e no final mandamos muito bem! Eles se animaram tanto que o workshop durou 1 hora a mais que o planejado.

Depois de todo alongamento, diagonal e técnica, ainda tivemos o prazer de aprender uma coreografia do Mechola, vencedora do festival Karmiel poucos anos atras. Saímos todos arrebentados e roxos mas com a sensação boa de dever cumprido (e alguns quilos a menos também).

Como o primeiro workshop atrasou uma hora, tivemos pouco tempo para relaxar ate o segundo. Almoçamos numa cafeteria estilo bandejão da universidade de jerusalém e passamos no hotel só para trocarmos de roupa.

O segundo workshop foi com o Hora Yerushalayim e logo ao chegar já nos espantamos com a sede gigante deles. Fomos recebidos pela Liane professora de um dos grupos da companhia e que começou o semirario de um jeito bem diferente do Mechola (primeiro workshop). Começamos a aula com sequencias de ballet na barra, e depois mais varias sequencias na diagonal.

No meio da aula começamos a aprender uma coreografia do Hora Yerushalayim no seu estilo mais folclórico (Hora). Estávamos todos animados porem mortos, e mesmo assim tiramos forcas do alem para chegar ao final do dia inteiros e satisfeitos. Quando todos achávamos que já estava acabando, ainda aprendemos mais uma coreografia inteira. Dessa vez era uma dança moderna e, pra nossa sorte, lenta!

Quando acabou a aula, a Liane nos levou para conhecer a maravilhosa sede da companhia. Um prédio lindo com quatro salas de dança, sala de figurinos, sala de professores, sala da direção, sala com tv, tudo! Passamos mais alguns minutos na sala de tv assistindo alguns videos do grupo e depois nos despedimos de todos.

Uma viagem corrida como essa não podíamos desperdiçar tempo, e por isso antes de voltar pro hotel ainda demos uma passada na ben yehuda. Lá alguns fizeram compras, e outros só sentaram em um cafe pra descansar. No final do dia nos reunimos para comer os famosos waffles! Depois de um dia em que perdemos mil calorias estava na hora de repor as energias.

Chegando no hotel fomos todos dormir pra aguentar o festival karmiel que esta prestes a começar!

 

Gaash em Israel – 4° Dia

Fala pessoal!!

Acordar cedo depois de um jogo emocionante não foi fácil, mas conseguimos!
As 10h já estávamos prontos e começando o longo dia de ensaios com o pessoal de Misgav.
Passamos as danças com eles, sem eles e até mesmo com o figurino antes da grande apresentação.
O almoço foi por lá mesmo, eles prepararam um banquete para todos no estilo israelense, muito carboidrato e zero proteina! Sem falar no lanchinho que recebemos dos nossos anfitriões antes de sair de casa para aguentar o dia puxado.

Já estava quase na hora do show quando nos sentamos numa grande roda, para falar dos detalhes do show e trocar presentes.
Chegada a hora do show, mesmo com frio na barriga pisamos de corpo e alma no linóleo.

Para abrir o show dançamos uma coreografia junto com o grupo israelense e que também apresentaremos no show de abertura do festival karmiel. Apresentamos duas danças do nosso repertório que também foram um sucesso.
Sem contar com a dança brasileira feita especialmente para a nossa temporada aqui em Israel, e que com o nosso gingado alegrou todo o publico.

Os videos não conseguimos colocar no youtube, mas já estão na pagina do kineret no facebook!

Ao final do show fomos elogiados por quem conhecíamos e quem não conhecíamos… Fora os familiares que nos acolheram em suas casas e que não economizaram elogios.
Depois que parte do público foi embora, o grupo de misgav fez uma cerimônia de despedida para os integrantes que infelizmente estavam de saída do grupo para ingressar na tzava (exército).

Para nós foi muito impressionante esse sentimento de despedida pois a maioria deles depois do exercito segue outros rumos e provavelmente nunca mais dançará lá! Infelizmente não conseguimos assistir toda a cerimônia pois nosso ônibus já a nos esperava. E o destino agora era Jerusalém.

Depois desse longo dia, quase todos dormiram no ônibus e chegando no hotel fomos todos direto pro quarto dormir! Afinal amanha temos dois workshops dificílimos!

Gaash em Israel – 3° dia

Oi pessoal!! Ontem acordamos cedissimo em Tel Aviv, e ja com todas as malas arrumadas tomamos café e saímos em direção ao Kineret! (O lago!!!) Depois de 2 horas de viagem chegamos em Tibérias. Lá, achamos um palco com vista pro Kineret, subimos para tirar fotos e até fizemos um ensaio! Hahaha

Caminhamos um pouco e algumas pessoas da lehaká entraram no lago, outras foram caminhar pela cidade. Nos encontramos no Mc Donald’s para almoçar e continuar a viagem até Misgav.
Chegando lá, fomos super bem recebidos!! Todos saíram correndo para nos abraçar, nos deram uma sala de ensaio para deixarmos nossas malas e já fomos direto ensaiar em uma sala maravilhosa com um dos coreógrafos de Misgav.

Ele repassou com a gente a dança Hora Ahaváque dançarenos juntos em Misgav e em Karmiel e por volta das 3 horas da tarde a lehaká Misgav toda foi la nos encontrar.

Fomos divididos em duplas para ficarmos na casa dos dançarinos, tiramos fotos das duas lehakot juntas e fomos cada um para sua casa de família. Passamos a tarde com nossas famílias de Misgav e participamos, cada um em sua casa, do jantar de Shabat.
As 9 da noite nos encontramos em Yuvalim, um moshav do lado de Misgav, porque eles prepararam uma pool party para vermos o jogo do Brasil!!

Antes de começar o jogo, eles prepararam algumas atividades pra gente e nós ensinamos uma dança de arkada (Why) e Lepo Lepo! Eles amaram!!!

Na hora do jogo, sentamos para assistir em um telão e estavam todos torcendo pro Brasil, exceto um garoto que de tanta raiva até rasgou a camisa! Hahah

Nos divertimos muito! Quando acabou o jogo, cada dupla voltou pra sua casa para descansar porque hoje tivemos nossa primeira apresentação!!!

Gaash em Israel 2014 – 2° dia

Boker tov, pessoal!!!
Ontem nosso dia começou bem cedinho com café da manhã super reforçado e logo partimos pra Jerusalém.
Encontramos nosso super guia, Michel, um brasileiro de SP que ja morou em Salvador e é guia em Israel há quase 20 anos…. O portugues dele ja mandou um abraço há muito tempo e isso virou mais um motivo de diversão durante o dia!!

No meio da viagem, paramos no monte Scopus, onde dava pra ver o muro de divisão entre Israel e Palestina. Depois fomos pro Monte das Oliveiras e vimos a cúpula da Mesquita, do Santo Sepulcro e o cemitério. Saindo de lá, fomos para o tão esperado Muro das Lamentações, foi muito emocionante para todos nós. Tivemos ainda surpresinha andando pela cidade velha: http://youtu.be/wmIxEtjh-G8

Saindo do Kotel, tivemos um tempo pra passear pelo shuk e comprar lembrancinhas de Eretz. Rolou desde lenços e calças coloridas até Chanukiot lindas e coloridas!!! Comemos uma pizza rápida no Cardo e partimos pra Machané Yehuda, um mercado enorme que vende frutas, carne, produtos judaicos, CDs. Encontramos a Dani Hauser ex-dançarina da lehaká que está morando em Jerusalém e matamos as saudades.

Voltamos pro hotel pra descansar um pouco e a noite fomos ao teatro Na La’agat assistir “Not by Bread Alone”, onde todos os atores eram surdos, mudos ou cegos, foi uma experiência muito interessante. No final da peça o público é convidado para o palco para conversar com os atores e provar o pão que eles fazem durante o espetáculo. O pão é assado no meio do palco e no meio da peça o cheio de pão quentinho invade o teatro.


Pra fechar o dia, jantamos no porto e voltamos pro hotel pra fechar as malas e deixar tudo pronto pra amanhã: acordar bem cedo e pegar a estrada pra Misgav.

Muitos beijos da terrinha, Lehaká Gaash

Gaash em Israel 2014 – 1° dia

Boa noite pessoal!!

Hoje foi o primeiro dia da viagem da Gaash para Israel.

Alguns integrantes já estavam em Israel, outros chegaram ontem e hoje. Todo mundo se encontrou no lobby do hotel de Tel Aviv e foi dar uma volta no mercado de pulgas (shuk hapishpishim) de Yaffo. Depois voltamos para o hotel e ficamos um tempao na varanda conversando, comendo garinim (semente de girassol).

A noitinha alguns foram assistir o espetáculo do Bat Sheva, no centro Suzanne Dellal. Depois todo mundo se encontrou no porto de Tel Aviv para jantar e comemorar o aniversário da Paulinha em grande estilo, e para fechar comemos sobremesas bem gordas cheias de chocolate no Max Brenner!!

Depois fomos correndo dormir para guardar energias para a viagem que comeca amanha cedinho com passeio a Jerusalem!!

Vamos postar fotos e videos no blog e na pagina do Kineret no facebook… Curtam e ajudem a divulgar!!

Beijos a todos
Lehaká Gaash